Seis anos como profissional

23 de fevereiro de 2021

A estreia de Arthur como profissional aconteceu no Campeonato Gaúcho de 2015. Após uma ótima participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o meia subiu para a equipe principal, que na época era comandada por Luiz Felipe Scolari. Após duas semanas, no dia 05 de fevereiro, Arthur entrou em campo entre os 11 titulares. Foi diante do Aimoré, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.

Arthur, no entanto, teve seu melhor aproveitamento em 2017, quando se tornou titular absoluto do meio de campo gremista. Foi jogando pela Copa Libertadores, diante do Guaraní, do Paraguai, que o volante despontou para o grande público e cravou sua titularidade. Ele comandou a equipe gaúcha no empate fora de casa, acertando todos os passes e concedendo a assistência do gol solitário do confronto.

No mesmo ano, foi campeão e melhor jogador da final da Copa Libertadores da América mesmo tendo atuado apenas o primeiro tempo em Lanús. A evolução e consolidação no futebol profissional trouxe frutos: foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, eleito como revelação e melhor volante do Campeonato Brasileiro. Nesse momento, Arthur atingiu pleno reconhecimento nacional e despertava interesse do mercado europeu.

Com tantos feitos em tão pouco tempo, Arthur deixou o Brasil com destino à Catalunha. O atleta de 21 anos foi a maior venda da história do Tricolor Gaúcho (€ 30M) e chegou com grande expectativa em Barcelona. O desembarque ocorreu no dia 6 de julho de 2018. Em pouco mais de dois anos atuando com a camiseta blaugrana, Arthur fez 72 partidas, marcou quatro gols e concedeu seis assistências. Além disso, foi campeão da Supercopa da Espanha (2018) e do Campeonato Espanhol (2018-2019).

“Eu não mudaria em nada a minha história. Desde a minha formação do Goiás, até hoje, sempre me dediquei ao máximo. Fico muito feliz de olhar para trás e ver que toda dedicação e persistência foram recompensadas”.

Atualmente, jogando na Juventus, Arthur tem 164 jogos na carreira profissional, divididos entre o clube italiano, Barcelona, Grêmio e Seleção Brasileira.




Contact